Serviços Sócio Assistenciais

(Maio de 2015) – A transformação do Instituto Educacional Ressurreição de Jequitinhonha

IMG-20150317-WA0008

Cumprindo todos os padrões de qualidades exigidos, o Instituto implantou atendimentos psicossociais diários.

Em janeiro de 2009, as Irmãs da Ressurreição, representadas por Irmã Rita Aparecida Revoltine, assumiram a coordenação do Instituto Educacional de Jequitinhonha (IEJ), com uma missão: Replanejar a gestão administrativa da Instituição de modo a cumprir o atendimento filantrópico à comunidade, que há muito estava defasado. Na época, o IEJ não passava de uma extensa área com construções antigas e extremamente danificadas. Os móveis e maquinários industriais, ali dispostos, estavam comprometidos pelo mau uso e falta de manutenção, e não podiam ser utilizados.

Cinco anos se passaram desde então, e a realidade mudou para melhor. Diante de tantos desafios, porém, com grande responsabilidade e empreendedorismo, Ir. Rita e sua equipe, assessorada por profissionais da APER, traçaram metas, promoveram ações e reformaram completamente o Instituto.
Hoje o espaço, denominado Instituto Educacional Ressurreição de Jequitinhonha, realiza com grande maestria o acolhimento institucional provisório de crianças e adolescentes de ambos os sexos, sob medida de proteção, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir a função de cuidador.

Cumprindo todos os padrões de qualidades exigidos, o Instituto implantou atendimentos psicossociais diários, visando o fortalecimento de vínculos entre os acolhidos e seus familiares e cursos profissionalizantes de confeiteiro, informática e cabeleireiro.
A desenvoltura da atual administração chamou a atenção de voluntários de Belo Horizonte, que propuseram uma parceria para que fosse iniciado um projeto esportivo no local. A entidade cedeu o espaço e hoje recebe profissionais, que ensinam gratuitamente aos acolhidos: futebol, judô, capoeira, xadrez, etc.
Parabéns a toda equipe de trabalho do IEJ em especial à Ir. Rita pelo brilhante trabalho que vem sendo realizado.